O curso de Artes Visuais do ensino secundário tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilitem:
- Desenvolver as capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação social e de análise e compreensão das obras de arte;
- Ampliar a perceção visual, a sensibilidade estética, a consciência crítica e a expressão, nos domínios da comunicação visual e da linguagem gráfica e plástica;
- Favorecer a capacidade de manipulação dos materiais e técnicas de desenho e um correto entendimento do espaço bidimensional e tridimensional, contribuindo para o desenvolvimento da atividade criativa;
- Identificar os elementos estruturantes que caraterizam a singularidade da cultura de cada época, e reconhecer o objeto artístico como produto e agente do processo histórico-cultural em que se enquadra.
Matriz Curricular |
|||||
Componentes de Formação |
Disciplinas |
Distribuição das disciplinas por ano de escolaridade |
|||
10º |
11º |
12º |
|||
Geral |
Português |
√ | √ | √ | |
Língua Estrangeira I, II ou III (a) |
√ | √ | — | ||
Filosofia |
√ | √ | — | ||
Educação Física |
√ | √ | √ | ||
Específica |
Desenho A |
√ | √ | √ | |
(b) |
Geometria Descritiva A |
√ | √ | — | |
Matemática B |
√ | √ | — | ||
História da Cultura e das Artes |
√ | √ | — | ||
(c) Oficina de Artes ou Oficina Multimédia B ou Materiais e Tecnologias |
— | — | √ | ||
(d) Antropologia ou Aplicações Informáticas B ou Ciência Política ou Direito ou Economia C ou Filosofia A ou Geografia C ou Língua Estrangeira I, II ou III* ou Psicologia B |
— | — | √ | ||
Educação Moral e Religiosa (Facultativa) |
√ | √ | √ |
(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, inicia obrigatoriamente uma segunda línguano ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.
(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.
(c) e (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções c).
(*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10º e 11º anos.