O curso de Ciências Socioeconómicas do ensino secundário tem por objetivos dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilite adquirir o conhecimento e a compreensão do mundo contemporâneo nas suas principais vertentes socioeconómicas.
Este curso permite compreender:
-
- Conceitos essenciais de ciência económica;
- Normas básicas da contabilização da atividade económica das sociedades;
- Aspetos relevantes da sua organização económica;
- Aspetos fundamentais das economias portuguesa e da União Europeia e a compreensão das dinâmicas histórica, geográfica, económica e social.
Matriz Curricular |
|||||
Componentes de Formação |
Disciplinas |
Distribuição das disciplinas por ano de escolaridade |
|||
10º |
11º |
12º |
|||
Geral |
Português |
√ |
√ | √ | |
Língua Estrangeira I, II ou III (a) |
√ | √ | — | ||
Filosofia |
√ | √ | — | ||
Educação Física |
√ | √ | √ | ||
Específica |
Matemática A |
√ | √ | √ | |
(b) |
Economia A |
√ | √ | — | |
Geografia A |
√ | √ | — | ||
História B |
√ | √ | — | ||
(c) Economia C ou Geografia C ou Sociologia |
— | — | √ | ||
(d) Antropologia ou Aplicações Informáticas B ou Ciência Política ou Direito ou Filosofia A ou Língua Estrangeira I, II ou III* ou Psicologia B |
— | — | √ | ||
Educação Moral e Religiosa (Facultativa) |
√ | √ | √ |
(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, inicia obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.
(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.
(c) e (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções c).