O curso de Línguas e Humanidades do ensino secundário tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilitem reforçar e aprofundar:
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- O desenvolvimento das competências linguística e comunicativa, a capacidade de reflexão sobre as estruturas e o funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras;
- A consolidação de competências de leitura e de escrita;
- O relacionamento entre aspetos relevantes da língua e da cultura portuguesas com outras línguas e culturas;
- O estabelecimento de relações entre passado e presente, a interpretação do mundo atual e a intervenção sobre a realidade e sobre o espaço em que ela se inscreve.
Este curso permite:
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- Adquirir conhecimentos de realidades históricas e geográficas que possibilitem fundamentar opiniões e intervir na solução de problemas da sociedade contemporânea;
- Compreender conceitos essenciais das ciências sociais e humanas;
- Aprender a formular hipóteses explicativas da evolução das sociedades no tempo e no espaço;
- Desenvolver a perceção de fenómenos históricos e geográficos, tendo em conta as transformações económicas, demográficas, sociais, políticas, culturais e ambientais;
- Consolidar hábitos de escrita e de leitura relativamente a diferentes tipos de texto, com destaque para o texto literário, permitindo aos alunos desenvolver o sentido crítico, reconhecer valores culturais, históricos, estéticos, políticos e sociais e compreender o significado dessas influências sobre a escrita e o leitor;
- Relacionar aspetos relevantes da língua e da cultura portuguesa com outras línguas e culturas.
Matriz Curricular
Componentes de Formação
Disciplinas
Distribuição das disciplinas por ano de escolaridade 10º
11º
12º
Geral
Português
√ √ √ Língua Estrangeira I, II ou III (a)
√ √ — Filosofia
√ √ — Educação Física
√ √ √ Específica
História A
√ √ √ (b)
Geografia A
√ √ — Latim A
√ √ — Língua Estrangeira I, II ou III
√ √ — Literatura Portuguesa
√ √ — Matemática Ap. às Ciências Sociais
√ √ — (c) Filosofia A ou Geografia C ou Latim B ou Língua Estrangeira I, II ou III* ou Psicologia B ou Sociologia
— — √
(d) Antropologia ou Aplicações Informáticas B ou Ciência Política ou Clássicos da Literatura ou Direito ou Economia C ou Grego
— — Educação Moral e Religiosa (Facultativa)
√ √ √ (a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, inicia obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.
(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.
(c) e (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções c).
(*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10º e 11º anos.