Profissional de Técnico de Comércio

Ciclo de Formação 2018/2021

 
Plano de Formação
Disciplinas
10º
11º
12º
Componentes de formação
Sociocultural
Português
105
105
110
Inglês/Francês
76
72
72
Área de Integração
72
72
76
Tecnologias da Informação e Comunicação
100
-
-
Educação Física
42
50
48
 
Científica
Matemática
99
99
102
Economia
75
125
-
 
 
Tecnológica
 
Comercializar e Vender
138
186
118
Organizar e Gerir a Empresa
150
90
98
Comunicar no Ponto de Venda
156
84
-
Comunicar em Espanhol
-
-
80
 Formação em Contexto de Trabalho
-
280
560
Sub-Totais (Horas)
1013
1163
1264
 Educação Moral e Religiosa (Frequência facultativa)
30
30
21
TOTAIS (Horas)
1043
1193
1285

Para frequentar este curso...

  • 9º Ano de Escolaridade;
  • Idade inferior a 20 anos;
  • Critérios de seleção específicos do curso.

PERFIL DE DESEMPENHO

Técnico de Comércio é  o profissional qualificado  apto a organizar e planear a venda de 
produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes, 
tendo como objetivo a sua fidelização..

As atividades principais a desempenhar por este técnico são:

  • Desenvolver ações empreendedoras com carácter inovador, criativo e dinâmico;
  • Estudar os produtos e ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades do mercado;
  • Participar na conceção, organização e animação do ponto de venda;
  • Colaborar na pesquisa, definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta a evolução do mercado, as suas tendências e a procura;
  • Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades;
  • Processar a venda de produtos e ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis;
  • Proceder a operações de abertura e fecho do dia através do controlo de caixa e ou suporte informático;
  • Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do ponto de venda, recebendo, conferindo, armazenando e etiquetando, controlando stocks e inventariando existências;
  • Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes;
  • Proceder à organização da documentação relativa ao processo de compra e venda;
  • Participar na gestão comercial e do pessoal afeto à atividade;
  • Utilizar as novas tecnologias nas atividades da função comercial e de gestão;
  • Planear e acompanhar o site de comércio eletrónico em colaboração com a gestão da empresa e com técnicos internos/externos à empresa de áreas multidisciplinares;
  • Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à sua atividade profissional.

No final do curso...

A conclusão do curso confere uma certificação escolar correspondente ao 12º Ano  e uma qualificação  profissional de nível IV.

Permite prosseguir estudos, tendo, para isso, que realizar exames finais nacionais, ou ingressar diretamente num Curso de Especialização Tecnológica (CET).

Categoria: Oferta Formativa