Plano de Formação |
||||
Componentes de Formação |
Disciplinas |
10º |
11º |
12º |
ComponenteSociocultural |
Português |
105 |
105 |
110 |
Inglês/Francês |
76 |
72 |
72 |
|
Área de Integração |
72 |
72 |
76 |
|
Tecnologias da Informação e Comunicação |
100 |
- |
- |
|
Educação Física |
42 |
50 |
48 |
|
ComponenteCientífica |
Psicologia |
100 |
100 |
- |
Sociologia |
100 |
100 |
- |
|
Matemática |
100 |
- |
- |
|
ComponenteTécnica |
Saúde Infantil |
78 |
76 |
76 |
Expressão Plástica |
90 |
116 |
124 |
|
Expressão Corporal, Dramática e Musical |
80 |
75 |
75 |
|
Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa |
90 |
100 |
120 |
|
Formação em Contexto de Trabalho |
- |
280 |
560 |
|
Totais (Horas) |
1033 |
1146 |
1261 |
Para frequentar este curso...
- 9º Ano de Escolaridade;
- Idade inferior a 20 anos;
- Critérios de selecção específicos do curso.
PERFIL DE DESEMPENHO
O Técnico de Apoio de Infância é o profissional qualificado apto a acompanhar e vigiar crianças, sob supervisão dos educadores de infância ou de forma autónoma, de modo a garantir a sua segurança e bem-estar, colaborando na organização e desenvolvimento das actividades educacionais.
As actividades principais a desempenhar por este técnico são:
- Prestar diariamente cuidados de tipo maternal à criança, respondendo às suas necessidades individuais de sono, alimentação, higiene corporal e promoção da saúde;
- Desenvolver comportamentos que fomentem a aquisição de hábitos de autonomia, independência e autoconfiança por parte da criança;
- Colaborar com a educadora de infância na execução de actividades lúdicas e pedagógicas e outras actividades que fomentem e promovam os processos de socialização das crianças em creches, em estabelecimentos de educação pré-escolar e em actividades de tempos livres;
- Acompanhar, apoiar e desenvolver actividades educacionais em internatos, amas e em outras estruturas de apoio escolar e familiar;
- Assegurar à criança condições de bem-estar e de segurança, física e afectiva, ao nível da saúde individual e colectiva;
- Detectar problemas de saúde e/ou dificuldades de desenvolvimento da criança, comunicando-as à educadora e/ou aos pais, bem como atender às necessidades especiais da criança;
- Orientar a organização do grupo de crianças, garantindo o bem-estar de todas elas;
- Assegurar a manutenção, organização e gestão das salas e dos materiais utilizados;
- Acompanhar as crianças nas actividades extracurriculares;
- Manter o ambiente utilizado pelo grupo de crianças em boas condições de higiene e segurança;
- Assegurar a cada momento a vigilância do grupo de crianças que lhe estão atribuídas.
No final do curso...
A conclusão do curso confere uma certificação escolar correspondente ao 12º Ano e uma qualificação profissional de nível IV.
Permite prosseguir estudos, tendo, para isso, que realizar exames finais nacionais, ou ingressar directamente num Curso de Especialização Tecnológica (CET).