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Curso Profissional de Técnico de Comércio

Plano de Formação

Componentes de Formação

Disciplinas

10º

11º

12º

ComponenteSociocultural

Português

105

105

110

Inglês/Francês (continuação)

76

72

72

Área de Integração

72

72

76

Tecnologias da Informação e Comunicação

100

-

-

Educação Física

42

50

48

ComponenteCientífica

Matemática

99

99

102

Economia

75

125

-

ComponenteTécnica

Comercializar e Vender

138

186

118

Organizar e Gerir a Empresa

150

90

98

Comunicar no Ponto de Venda

156

84

-

Comunicar Françês/Castelhano

-

-

80

Formação em Contexto de Trabalho

-

280

560

Totais (Horas)

1013

1163

1264

Para frequentar este curso...

  • 9º Ano de Escolaridade;
  • Idade inferior a 20 anos;
  • Critérios de seleção específicos do curso.

PERFIL DE DESEMPENHO

O Técnico de Comércio é  o profissional qualificado  apto a organizar e planear a venda de
produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes,
tendo como objetivo a sua fidelização..

As atividades principais a desempenhar por este técnico são:

  • Desenvolver ações empreendedoras com carácter inovador, criativo e dinâmico;
  • Estudar os produtos e ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades do mercado;
  • Participar na conceção, organização e animação do ponto de venda;
  • Colaborar na pesquisa, definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta a evolução do mercado, as suas tendências e a procura;
  • Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades;
  • Processar a venda de produtos e ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis;
  • Proceder a operações de abertura e fecho do dia através do controlo de caixa e ou suporte informático;
  • Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do ponto de venda, recebendo, conferindo, armazenando e etiquetando, controlando stocks e inventariando existências;
  • Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes;
  • Proceder à organização da documentação relativa ao processo de compra e venda;
  • Participar na gestão comercial e do pessoal afeto à atividade;
  • Utilizar as novas tecnologias nas atividades da função comercial e de gestão;
  • Planear e acompanhar o site de comércio eletrónico em colaboração com a gestão da empresa e com técnicos internos/externos à empresa de áreas multidisciplinares;
  • Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à sua atividade profissional.

No final do curso...

A conclusão do curso confere uma certificação escolar correspondente ao 12º Ano  e uma qualificação  profissional de nível IV.

Permite prosseguir estudos, tendo, para isso, que realizar exames finais nacionais, ou ingressar diretamente num Curso de Especialização Tecnológica (CET).

Curso Profissional de Técnico de Comércio

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