Profissional de Técnico de Comércio
Ciclo de Formação 2018/2021
Plano de Formação
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Disciplinas
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10º
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11º
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12º
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Componentes de formação
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Sociocultural
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Português
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105
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105
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110
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Inglês/Francês
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76
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72
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72
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Área de Integração
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72
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72
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76
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Tecnologias da Informação e Comunicação
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100
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-
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-
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Educação Física
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42
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50
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48
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Científica
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Matemática
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99
|
99
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102
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Economia
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75
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125
|
-
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Tecnológica
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Comercializar e Vender
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138
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186
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118
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Organizar e Gerir a Empresa
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150
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90
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98
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Comunicar no Ponto de Venda
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156
|
84
|
-
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Comunicar em Espanhol
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-
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-
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80
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Formação em Contexto de Trabalho
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-
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280
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560
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Total (Horas)
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1013
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1163
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1264
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Educação Moral e Religiosa (Frequência facultativa)
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30
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30
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21
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Para frequentar este curso...
- 9º Ano de Escolaridade;
- Idade inferior a 20 anos;
- Critérios de seleção específicos do curso.
PERFIL DE DESEMPENHO
O Técnico de Comércio é o profissional qualificado apto a organizar e planear a venda de
produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes,
tendo como objetivo a sua fidelização..
As atividades principais a desempenhar por este técnico são:
- Desenvolver ações empreendedoras com carácter inovador, criativo e dinâmico;
- Estudar os produtos e ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades do mercado;
- Participar na conceção, organização e animação do ponto de venda;
- Colaborar na pesquisa, definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta a evolução do mercado, as suas tendências e a procura;
- Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades;
- Processar a venda de produtos e ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis;
- Proceder a operações de abertura e fecho do dia através do controlo de caixa e ou suporte informático;
- Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do ponto de venda, recebendo, conferindo, armazenando e etiquetando, controlando stocks e inventariando existências;
- Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes;
- Proceder à organização da documentação relativa ao processo de compra e venda;
- Participar na gestão comercial e do pessoal afeto à atividade;
- Utilizar as novas tecnologias nas atividades da função comercial e de gestão;
- Planear e acompanhar o site de comércio eletrónico em colaboração com a gestão da empresa e com técnicos internos/externos à empresa de áreas multidisciplinares;
- Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à sua atividade profissional.
No final do curso...
A conclusão do curso confere uma certificação escolar correspondente ao 12º Ano e uma qualificação profissional de nível IV.
Permite prosseguir estudos, tendo, para isso, que realizar exames finais nacionais, ou ingressar diretamente num Curso de Especialização Tecnológica (CET).