manuaisescolares_thumb

Clube de Ciência

O Clube de Ciência nasceu da necessidade de agregar vários projetos desenvolvidos ao longo do tempo no âmbito de iniciativas da Agência Nacional de Cultura e Ciência - Ciência Viva. As atividades desenvolvidas no âmbito do projeto podem subdividir-se em 3 eixos bem determinados.

O primeiro resulta de um trabalho de continuidade de relativo à Estação Meteorológica da Escola que implica uma gestão técnica e monitorização da mesma bem como a recolha sistemática dos dados meteorológicos.

O segundo eixo, alicerçado na concretização de pontes com entidades de relevo na região, como é o caso da parceria com a Universidade do Minho no projeto “A Minha escola de Ciências”. Esta colaboração sustenta a realização da Semana da Ciência e Tecnologia no qual se realizaram uma série de Palestras, Workshops e Visitas de Estudo. Para além da Semana da Ciência e Tecnologia estão previstas visitas à Universidade do Minho para visitar os laboratórios de Biologia, de Química e de Física, bem como a realização de workshops pelos docentes universitários para os alunos do ensino secundário. Um ponto alto do projeto será a organização de um Congresso de Ciência, Inovação e Sustentabilidade que se destina à participação individual ou em grupo dos alunos do ensino secundário sob a coordenação de um professor. Os alunos participantes poderão apresentar os seus trabalhos sob o formato de poster ou comunicação oral.

O terceiro eixo, embora relacionado com o segundo, mas na sua execução operacional, apresenta uma dimensão distinta deste. Trata-se da realização conjunta de atividades no domínio das Ciências e Tecnologias. A Escola participa, igualmente, nas Masterclasses Internacionais em Física de Partículas. A iniciativa "Com as Mãos nas Partículas", especialmente direcionada aos estudantes do Ensino Secundário, pretende dar a conhecer a Física de Partículas, as Universidades e Institutos de Ensino Superior onde se pode aprender Física, e os cientistas envolvidos em projetos ligados à Física de Partículas.

O projeto está configurado de forma a permitir atingir os seguintes objetivos:

  • Desenvolver atividades de índole científica com os alunos;
  • Promover abordagens científicas numa perspetiva espácio-temporal agregadora de conhecimentos de diferentes áreas da ciência;
  • Promover a interdisciplinaridade;
  • Vocacionar os alunos de secundário para as áreas científicas e tecnológicas;
  • Realizar iniciativas que despertem nos alunos do ensino secundário o gosto pela Ciência e Tecnologia;
  • Divulgar atividades de sucesso desenvolvidos nas escolas secundárias do Distrito de Braga:
  • Incitar o ensino superior a ser mais aberto ao mundo exterior, nomeadamente para a realidade do ensino secundário;
  • Promover a comunicação de ciência nas escolas, quer de ensino secundário quer de ensino superior;
  • Capacitar os alunos a comunicarem entre pares e para o exterior;
  • Fomentar o espírito crítico;
  • Estimular a curiosidade e conhecimento acerca da produção científica produzida, a fim de se perceber o verdadeiro impacto.

Jorge Fonte – Embaixador do Projeto “A Minha Escola de Ciências” da Escola Secundária de Caldas das Taipas

Não existem artigos nesta categoria mas podem existir artigos em subcategorias caso estejam listadas.

SCLogin