Projeto de intervenção Cívica

Projeto de intervenção Cívica

A escola tem a responsabilidade de (in)formar e sensibilizar para a mudança de posturas e comportamentos. Deve educar para a cidadania, ajudar a formar cidadãos do mundo que providenciem o seu bem-estar em consonância com o bem-estar dos outros.

A escola deve ser um espaço de eleição onde germine e se fortaleça a curiosidade intelectual, o rigor científico, a participação cívica e democrática e o espírito crítico, em torno das questões que envolvam todos.

O Projeto de Intervenção Cívica desenvolve um conjunto de domínios e competências com as atividades que promove (organização e dinamização de palestras, debates, teatros, exposições, realização e divulgação de vídeos, organização e dinamização dos Orçamentos Participativos das Escolas, campanhas solidárias, …). Os alunos aprendem a ter mais voz, a cooperar em trabalho de equipa, a ser mais interventivos, a ajudar outros alunos a refletir sobre questões relativas à democracia, liberdade, igualdade, equidade, inclusão, solidariedade… Aprendem a refletir sobre Portugal e o Mundo!

Outros Projetos & Clubes

Clubes Comunitários: Academias Gulbenkian do Conhecimento

O papel da regulação emocional no comportamento alimentar

Ao sabor dos livros