EQAVET

O que é o EQAVET?

O EQAVET é o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissional (EFP).
É um instrumento para ajudar os operadores do EFP a promover e monitorizar a melhoria contínua dos seus sistemas de EFP, com base em referências europeias comuns.

 

Para que serve?

É um instrumento para ajudar os operadores do EFP a promover e monitorizar a melhoria contínua dos seus sistemas de EFP, com base em referências europeias comuns.

 

Quais são as fases do Sistema de Garantia da Qualidade?

O ciclo de qualidade do EQAVET a implementar envolve quatro fases (Planear, Implementar, Avaliar e Rever), que estão interrelacionadas e que devem ser abordadas em conjunto.

  • Fase do Planeamento: na qual são definidas as metas e objetivos apropriados e mensuráveis;
  • Fase da Implementação: na qual se põe em prática os procedimentos que asseguram o cumprimento das metas e objetivos definidos;
  • Fase de Avaliação: procede-se à recolha e tratamento de dados que sustentem uma avaliação fundamentada dos resultados esperados;
  • Fase da Revisão: visa desenvolver procedimentos para atingir os resultados ainda não alcançados e/ou estabelecer novos objetivos em função das evidências geradas, por forma a garantir a introdução das melhorias necessárias.

Situação da ESCT - Selo de conformidade por 3 anos

Na sequência dos resultados da avaliação do processo de alinhamento do Sistema de Garantia da Qualidade na Educação e na Formação Profissional (EQAVET), a Equipa de Peritos externos propôs a atribuição do selo de conformidade, por três anos, à ESCT.

A ESCT orgulha-se deste reconhecimento que veio confirmar a qualidade dos cursos, do trabalho pedagógico desenvolvido com os alunos, a melhoria dos procedimentos internos de gestão e de todo o seu acompanhamento.

Processo de alinhamento com o quadro EQAVET

Melhorias para garantir resposta ao ciclo PDCA:
  • Conciliar o modelo EQAVET e CAF, potenciando recursos;
  • Promover uma maior divulgação do quadro EQAVET junto dos alunos e docentes;
  • Intensificar o relacionamento com o tecido empresarial, através da promoção de encontros tipo “Fórum com os stakeholders”;
  • Configurar o sistema em processos, atribuindo-os individualmente por responsáveis para monitorizar a gestão de cada processo;
  • Conceber instrumentos de avaliação da eficácia da formação do pessoal docente e não docente;
  • Dinamizar visitas de estudo ao tecido empresarial da região, para intensificar o relacionamento com as mesmas;
  • Reforçar a visibilidade dos projetos e de casos de sucesso junto da comunidade escolar;
  • Garantir a auscultação do pessoal não docente, relativamente às suas necessidades e expetativas de formação;
  • Promover uma maior segregação de funções do corpo não docente.

Documentação