Centro Qualifica

Centro Qualifica

O Centro Qualifica é uma estrutura do Sistema Nacional de Qualificações e assume, como previsto na legislação vigente, um papel determinante na construção de pontes entre os mundos da educação, da formação e do emprego, no seu território de atuação, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

Este Centro, dirigido especificamente aos adultos, constitui uma segunda oportunidade para aqueles que ainda não conseguiram concluir o ensino secundário.

O Centro Qualifica acolhe os adultos que pretendam desenvolver competências, adquirir conhecimentos, melhorar a sua qualificação e obter uma certificação de nível básico ou secundário.

O Centro Qualifica dispõe de oferta formativa no domínio de:

  • Processos de RVCC Escolar.
  • Processos de RVCC Profissional (A conclusão destes Processos e o aumento da qualificação incluem uma bolsa de 554 euros):
    • Técnico/a de Logística;
    • Técnico/a de Informática – Instalação e Gestão de Redes;
    • Técnico/a de Ação Educativa;
    • Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade.
  • Formação Modular de 25h, 50h, 75h em diversas áreas, com destaque para:
    • Primeiros socorros, Atividades lúdico-expressivas;
    • Inglês;
    • Técnicas de animação para crianças e jovens.
  • Percursos Formativos de 75h (A frequência desta formação inclui subsídio de alimentação no valor de 4,7 euros por dia de formação):
    • Comércio digital;
    • Saúde e emergência;
    • Inglês;
    • Competências digitais.

Aprendizagem ao Longo da Vida

Criado em maio de 2020 e com início de funções em setembro de 2020, o Centro Qualifica da Escola Secundária de Caldas das Taipas disponibiliza opções e modalidades de formação para os jovens e os adultos das freguesias da zona norte do Concelho de Guimarães, servindo a população jovem e adulta das freguesias de Barco, Briteiros Sto. Estevão, Brito, Caldelas, Longos, Ponte, Prazins Sta. Eufémia, Sande S. Lourenço, Sande S. Martinho, União freguesias de Briteiros, União de Freguesias de Prazins Sto. Tirso e Corvite, União de Freguesias de Sande Vila Nova e União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, que pretendam elevar as suas qualificações a nível escolar – 4º ano, 6º ano, 9º ano ou 12º ano – profissional, de dupla certificação ou em áreas específicas.

No âmbito da sua ação, o Centro Qualifica pretende, junto da comunidade que serve, contribuir para a consciencialização da importância da Aprendizagem ao Longo da Vida e colaborar na integração plena dos adultos no mercado de trabalho, desenvolvendo ações que permitam a ascensão e/ou a (re)conversão profissional.

De entre as opções de Formação, destacamos os Processos de RVCC – modalidade de natureza flexível e desenvolvida de forma autónoma, interessante para os adultos com alguma experiência de trabalho e de vida; a Formação Modular – para os adultos que pretendam melhorar as suas competências numa ou em várias áreas profissionais; os Cursos EFA – uma modalidade de formação estruturada, assente em sessões de formação sempre acompanhadas por um formador.

O Centro Qualifica, na sua ação de desenvolvimento das competências e formação dos adultos, integra 4 projetos, que contemplam as diferentes áreas de formação.

Café com letras

A partir dos Referenciais de Competências Chave de Linguagem e Comunicação e de Cultura, Língua e Comunicação, pretende-se desenvolver um conjunto de atividades orientadas para a prática da leitura, através da vivência e intimidade com os livros.

O projeto visa, fundamentalmente, formar leitores, por meio de leituras individuais e compartilhadas de obras literárias em língua portuguesa, e outras ações que envolvam textos literários, desenvolvendo neles a capacidade de compreensão e espírito crítico. No âmbito das diversas atividades do projeto haverá lugar a uma partilha de experiências, de conhecimentos e de competências, sempre numa perspetiva de diálogos de “educação literária”.

Viagens na minha terra

No âmbito deste projeto, as atividades desenvolvidas pretendem aproximar a população do património cultural, material e imaterial da(s) sua(s) terra(s), numa abordagem próxima aos referenciais de RVCC que seguem.

A partir da unidade de competência do referencial de Cidadania e Empregabilidade e dos núcleos geradores do referencial Cidadania e Profissionalidade, pretende-se desenvolver um conjunto de atividades que promovam “o respeito e a diversidade dos outros”, a “aprendizagem ao longo da vida”, o conhecimento de “movimentos coletivos” bem como das “instituições e modelos institucionais”, sem nunca esquecer as “identidades e patrimónios culturais”.

À descoberta das ciências

A partir das unidades de competência do referencial de Nível Básico e Secundário, pretende-se desenvolver um conjunto de atividades que contribuam para o aprofundamento de conhecimentos e competências nos adultos em Processos de RVCC, nas múltiplas vertentes da Ciência.


No âmbito das diversas atividades do projeto, todas de caráter prático, haverá lugar a uma partilha de experiências de conhecimentos e de competências. Por seu lado, os adultos em Processos de RVCC deverão partilhar experiências de vida profissional e conhecimento adquirido através do exercício de uma atividade profissional.

Promoção das TIC através do voluntariado intergeracional

A partir das unidades de competência do referencial de Nível Básico e em colaboração com alunos do Ensino Secundário Profissional, pretende-se desenvolver um conjunto de atividades que garantam a utilização das TIC, pelos adultos em Processos de RVCC, nas suas tarefas diárias, pessoais, promovendo assim o acompanhamento da aquisição de competências para além do previsto no referido referencial.

 

No âmbito das diversas atividades do projeto haverá lugar a uma partilha de experiências, de conhecimentos e de competências. Os jovens – alunos do(s) curso(s) profissional(ais) – deverão partilhar conhecimentos e competências no domínio da utilização das TIC numa base diária, em termos da vida pessoal e eventualmente profissional. Por seu lado, os adultos em Processos de RVCC deverão partilhar experiências de vida profissional e conhecimento adquirido através do exercício de uma atividade profissional.

 

Todos os adultos que pretendem obter formação ou melhorar a qualificação, devem inscrever-se no Centro Qualifica da Escola Secundária de Caldas das Taipas. Podem fazê-lo através de telefone, por email ou presencialmente.

Outros serviços