Intercâmbio de alunos, na ESCT, no âmbito do Projeto Erasmus+ “Empowering Math Literacy Skills of Learners Through Innovative Digital Tools” 2022/24 

No passado mês de novembro, entre os dias 6 e 10, no âmbito do projeto Erasmus +, Empowering Math Literacy Skills of Learners Through Innovative Digital Tools, foi realizada a segunda mobilidade das quatro previstas, desta vez, na nossa Escola, em Portugal. 20 alunos da Escola Secundária de Caldas das Taipas, acompanhados pelos professores Carla Abreu, de Inglês, Arminda Machado, de Matemática e Pedro Castro, de Informática, prepararam e participaram nesta aventura com vontade de conhecer novas culturas e pessoas, o que, tendo em conta as memórias relatadas pelos participantes, foi um objetivo cumprido desde o primeiro dia.

No dia 6 de novembro, as famílias dos alunos envolvidos abriram os braços e acolheram os colegas dos seus filhos, alunos das escolas dos outros países. Ao longo de 3 dias (terça, quarta e quinta) os alunos da ESCT tiveram a oportunidade de trabalhar e aprender com colegas da Turquia, de Espanha e da Polónia. Realizaram atividades relacionadas com matemática, inglês e programação na Escola e participaram em dinâmicas para quebrar o gelo, através das quais enriqueceram como cidadãos do mundo ao conhecer um pouco mais cada um dos participantes. Visitaram os Banhos Velhos e as Termas das Taipas, símbolos especiais da nossa vila, e os alunos de fora, em conjunto com os professores e 5 alunos da ESCT (Afonso Gouveia, Cristiano Ribeiro, Diana Pereira, Maria Luiza Mourão e Tiago Freitas) tiveram ainda a oportunidade de conhecer a cidade de Guimarães, seguindo um trilho usando a app MathCityMap, e de visitar os marcos mais emblemáticos da Cidade Berço.

Os estudantes relatam também que, apesar de a mobilidade ter sido em Portugal, aprenderam muito acerca das culturas espanhola, turca e polaca, e criaram laços para a vida! Ao conviver em casa como famílias de acolhimento, tiveram a chance de se conectar mais com os visitantes e mostrar-lhes parte da cultura portuguesa e costumes do país ou da própria cidade de Guimarães.

No final da semana, depois da despedida dos companheiros espanhóis, os restantes alunos deste intercâmbio marcaram presença no magusto da ESCT, no dia 10 de novembro, tendo sido partilhadas a “Lenda de São Martinho” e uma das tradições características do dia: comer castanhas. Depois do momento de convívio, conversaram e realizaram outras atividades na Biblioteca Escolar até à partida de toda os elementos visistantes.

No final do intercâmbio, é seguro afirmar que tanto os colegas dos outros países, como os próprios alunos da ESCT, regressaram às suas casas mais ricos e os que participarão na próxima mobilidade do projeto mal podem esperar para criar mais memórias! Oportunidades como esta abrem portas para mundos diferentes dentro do nosso, resta apenas aos alunos, aos professores e a todos os restantes envolvidos guardar a experiência, coisa que, com certeza, farão!

Francisca Castro, 12LH2

Partilhe este artigo
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados