Mobilidade a Hatay, na Turquia, no âmbito do Projeto Erasmus+ “Empowering Math Literacy Skills of Learners Through Innovative Digital Tools” 2022/24 

Hatay, Turquia – um lugar simples, mas com muito para oferecer

Entre os dias 21 e 25 de outubro de 2024, um grupo de cinco alunos, acompanhados por duas docentes da nossa Escola, teve a oportunidade de participar num intercâmbio, no âmbito do projeto Erasmus+ Empowering Maths Literacy Skills, na Turquia. A experiência, que ficou marcada por momentos de aprendizagem, diversão e intercâmbio cultural, envolveu os alunos Alice Campos (12CT3), Carolina Cunha (12CT3), João Varela (12SE1), Lea Silva (11LH2) e Leonor Rodrigues (12SE2).

Hatay, localidade à qual uma das escolas parceiras da ESCT neste projeto se situa, foi a cidade anfitriã deste intercâmbio, apesar de ter sido uma das regiões severamente afetadas pelo devastador terramoto que abalou a Turquia em 2023. Assim, mais do que uma visita de estudo e de diálogo intercultural, esta viagem deu-nos a oportunidade de testemunhar a resiliência de um povo que, mesmo enfrentando tantas adversidades, mantém viva a sua história, cultura e esperança.

Testemunhos

21 de outubro – Chegada

A viagem foi longa, mas a sensação à chegada foi incrível! Fomos recebidos pelas famílias de acolhimento e logo nos sentimos parte da comunidade.

22 de outubro – Receção e Descobertas Culturais

No primeiro dia, fomos recebidos pela comunidade escolar em Defne, que nos serviu o típico chá Çay e vários aperitivos. O Çay turco, para ser sincera, é demasiadamente forte para quem não está habituado a um chá de sabor tão intenso. O copo pequenino e o gesto de oferecer constantemente, sinal de hospitalidade, fazem toda a diferença. A apresentação de cada escola parceira e um tour pelas instalações permitiram-nos conhecer melhor o ambiente local e estabelecer laços iniciais. Mais tarde, descobrimos a beleza da vila de Altinözü, local onde saboreamos um pequeno-almoço tradicional na chamada Culture House. Visitamos atrações únicas, como a Upside-Down House e o Glass Terrace, além do histórico Olives Museum.

23 de outubro – Música, Arte e História

No dia seguinte, a manhã teve início com um miniconcerto de boas-vindas pela banda escolar e atividades no estúdio de arte. Seguidamente, visitámos a aldeia de Vakıflı, igrejas históricas e a lendária Árvore de Moisés. Durante o dia, provámos Gözleme e aprendemos a preparar Künefe. O Künefe trata-se de uma sobremesa com uma calda de açúcar misturada com queijo derretido, na minha opinião, excessivamente doce. Para apreciadores de guloseimas é uma delícia. Contudo, para quem não é fã de doces, pode ser um pouco enjoativo. Ainda assim, não deixa de ser uma sobremesa única! Outra experiência culinária marcante foram os deliciosos kebabs, um dos pratos mais icónicos da culinária turca. No início possuem um sabor forte, podendo ser bastante picante, mas que acaba por se tornar viciante.

Explorámos locais históricos como o túnel romano Vespasianus e encerrámos o dia com uma visita à praia mais longa do mundo, Çevlik. Lá convivemos todos alegremente. Alguns jogaram futebol ou voleibol. Eu aproveitei para tirar umas fotos lindas do pôr-do-sol no mar turco. Foi um daqueles momentos perfeitos, em que todos os alunos dos vários países se juntaram e viveram instantes de pura amizade!

24 de outubro – Projetos e Despedida

Participámos num workshop de mosaicos, durante o qual pudemos criar peças inspiradas nas tradições locais. Terminámos o dia com um jantar internacional, com alunos oriundos de Espanha, Polónia, Turquia e Portugal. Partilhámos experiências, dançámos e cantámos como se fôssemos uma grande família. Senti que fizemos amizades para a vida!

25 de outubro – Partida

A despedida foi difícil, pois já sentíamos uma conexão real com o lugar, mas viemos embora com o coração cheio de gratidão por tudo o que vivemos e aprendemos.

As famílias não se limitaram a receber-nos em suas casas; estas foram verdadeiramente anfitriãs no sentido mais acolhedor da palavra. Não estavam apenas preocupadas em cumprir o plano do projeto, mas também em levar-nos a conhecer os cantinhos mais bonitos de Hatay e muitas vezes saímos para jantar em locais tradicionais.

Todavia, o que mais me marcou foi a resiliência e capacidade de recuperação deste povo. Embora ainda estivessem a lidar com os efeitos do terramoto, as famílias estavam genuinamente empenhadas em mostrar-nos o melhor da sua cultura e hospitalidade.

Este intercâmbio foi um lembrete poderoso de que a educação vai além da sala de aula: é sobre aprender com as pessoas, os seus desafios e as suas histórias.

Alice Campos, 12CT3

A viagem que o ERASMUS me proporcionou foi, sem dúvida, enriquecedora. Aprendi, cresci, evoluí.

Tive a sorte de ficar com uma família amorosa e acolhedora, que me mostrou e contextualizou diversos pontos e aspetos da cidade. Apreciar a gastronomia turca foi, definitivamente, um desafio que superei.

É incrível perceber que, mesmo após verem a sua cidade destruída devido ao terramoto de 2023 e a preocupação com os conflitos políticos existentes entre os países vizinhos, os turcos são pessoas tão felizes, simpáticas e generosas.

A comunidade escolar turca demonstrou interesse e preocupação em garantir que tínhamos a melhor experiência possível. E tivemos!

Fiz, com certeza, amigos para a vida.

Carolina Cunha, 12CT3

Foi a minha primeira vez a participar numa mobilidade Erasmus, então, claramente que as preocupações e incertezas eram muitas. Mas foram rapidamente substituídas pela alegria e pelo brilho nos olhos quando via ou experimentava algo novo.

A troca de ideias, de experiências e de momentos foi algo que nunca irei esquecer. Certamente que nenhum de nós se irá esquecer. A partilha, o carinho e a maneira calorosa como nos acolheram, transmitindo-nos a sensação de estarmos em casa, foram fundamentais para tornar a semana memorável.

A diversidade de idiomas e experiências enriquecia cada conversa. Também não esquecerei o tradicional chá turco que era servido em várias ocasiões ao longo do dia.

Foi uma experiência desafiadora, mas também muito importante porque não aprendi apenas sobre a Turquia, mas também sobre mim própria, expandi os meus horizontes e saí da minha zona de conforto.

Leonor Rodrigues, 12SE2

Tive uma experiência excecional neste projeto tão bem concebido. De uma certa forma, fez-me crescer, pois conheci realidades diferentes e enfrentei desafios que acabaram por se tornar fáceis de superar, pois a gastronomia turca fascinou-me e as pessoas eram simples, acolhedoras e muito educadas e simpáticas.

A forma como fomos tratados e acolhidos neste projeto foram tão positivas que jamais serão esquecidas. Foi uma experiência excelente!

João Varela, 12SE1

A minha experiência no projeto ERASMUS foi inesquecível.

Conheci sítios belíssimos, fiz amizades para a vida, experimentei comidas exóticas e convivi com falantes de outras línguas, mesmo não sabendo comunicar na sua própria língua.

Fiquei com uma família fantástica, que me fez sentir sempre confortável e acolhida. Ofereceu-me a oportunidade de experienciar a culinária tradicional e de visitar atrações locais completamente diferentes de tudo o que já tinha visto até então! Mesmo com os conflitos entre os países vizinhos, todos os membros da comunidade escolar estavam sempre lá para nos ajudarem com qualquer dúvida e fizeram tudo para que tivéssemos uma experiência única.

Esta viagem foi inesquecível e ajudou-me muito, não só a crescer, mas também a perceber melhor o mundo.

Lea Silva, 11LH2

Partilhe este artigo
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados