Documentos Institucionais

Projeto Educativo

O Projeto Educativo, orientador da ação educativa a desenvolver na ESCT entre 2020 e 2023, agrega os seguintes aspetos fundamentais:
1. A legislação que enquadra o funcionamento das escolas atualmente;
2. Os interesses, as motivações, os anseios e as expetativas da comunidade educativa da ESCT;
3. A identidade e a cultura institucional da ESCT;
4. As necessidades e carências culturais e escolares do meio territorial em que a ESCT se insere e sobre o qual a sua ação incide;
5. O projeto estratégico de intervenção do diretor.

Regulamento Interno

O presente regulamento estabelece as orientações para a organização e funcionamento dos órgãos, serviços e atividades da ESCT, bem como as normas de enquadramento da ação dos membros da comunidade escolar.
O Regulamento Interno é um instrumento de orientação e regulação da ação educativa que privilegia a autonomia e responsabilidade dos diversos intervenientes e visa estimular a participação e o desenvolvimento da ESCT como organização educativa.

Sistema de Controlo Interno

O Sistema de Controlo Interno, doravante designado abreviadamente de SCI, visa estabelecer um conjunto de regras definidoras de políticas, métodos e procedimentos de controlo que permitam garantir:
1. A salvaguarda dos ativos;
2. O registo e atualização do imobilizado da entidade;
3. A legalidade e a regularidade das operações;
4. A integralidade e exatidão dos registos contabilísticos;
5. A execução dos planos e políticas superiormente definidas;
6. A eficácia e eficiência da gestão;
7. A qualidade da informação;
8. A imagem fiel das demonstrações financeiras.

O sistema de controlo interno deverá incluir princípios básicos que lhe dão consistência e que são:
A. A segregação de funções;
B. O controlo das operações;
C. A definição de autoridade e de responsabilidade;
D. O registo metódico dos factos.

Critérios de avaliação

De acordo com a legislação em vigor (Portarias n.º 223-A, n.º 226-A e n.º 235-A/2018), as escolas têm como dever divulgar os critérios gerais de avaliação à comunidade escolar.
A avaliação incide sobre as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos, tendo por referência as Metas Curriculares, os Programas e as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, constituindo estes documentos a orientação curricular de base.
A avaliação certifica não só os saberes adquiridos pelos alunos, mas também as capacidades e atitudes desenvolvidas no âmbito das múltiplas competências, teóricas e práticas, inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Os critérios de avaliação são os referenciais comuns na escola a ter em conta na avaliação dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes dos alunos.

Critérios de Avaliação e Classificação Transversais | ESCT 2022-2023
Critérios de Avaliação e Classificação Específicos | ESCT 2022-2023

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