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O PADDE é um documento estruturante que pretende refletir a visão da ESCT sobre o papel que pretende para a integração das tecnologias digitais na concretização do seu Projeto Educativo e para a melhoria de todo o processo educativo e organizacional, definindo o caminho e, sobretudo, o ritmo que a organização pretende imprimir para a integração do digital. A construção do PADDE respeita as dimensões dos DigComp Org1 e DigCompEdu, quadros de competências dirigido a todas as organizações educativas que pretendem promover a inovação de processos e práticas através da integração das tecnologias digitais.
O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular visa a promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, assumindo a centralidade das escolas, dos seus alunos e professores, e permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo.
A Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, aqui apresentada, constitui um documento essencial para orientar o trabalho a desenvolver na escola, no sentido de materializar os desafios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC).
Cidadania e Desenvolvimento assume-se como um espaço curricular privilegiado para o desenvolvimento de aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural.
A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva constitui um recurso organizacional específico de apoio à aprendizagem, tendo em vista uma leitura alargada, integrada e participada de todos os intervenientes no processo educativo.
O Plano +Sucesso Escolar 2024-25 foi construído em conformidade com as orientações do MECI, suportado em evidência científica e adequado ao seu contexto, sendo seu propósito último o de garantir o reforço efetivo das aprendizagens e o desenvolvimento de competências transversais e de autorregulação dos alunos.
Este plano foi desenhado para o alcance dos objetivos dos três eixos estratégicos do Projeto Educativo 2024|2027 da ESCT e está alinhado, quer com as recomendações do Conselho da União Europeia quer com a Resolução do Conselho sobre um quadro estratégico para a cooperação europeia no domínio da educação e da formação rumo ao Espaço Europeu da Educação e mais além (2021-2030), cuja prioridade estratégica n.º 1 é “Melhorar a qualidade, a equidade, a inclusão e o sucesso de todos em matéria de educação e formação” quer com a Resolução do Conselho sobre um quadro estratégico para a cooperação europeia no domínio da educação e da formação rumo ao Espaço Europeu da Educação e mais além (2021-2030), cuja prioridade estratégica n.º 1 é “Melhorar a qualidade, a equidade, a inclusão e o sucesso de todos em matéria de educação e formação”.
O Plano de Promoção da Disciplina apresenta um conjunto de medidas proativas que visa a prevenção, e sobretudo, a promoção da disciplina, só possível com o envolvimento de toda a comunidade escolar.
O Plano de Comunicação da ESCT privilegia a implementação de canais que permitem a sólida comunicação entre pares e uma, cada vez maior, aproximação a todos os agentes da sua comunidade, com a finalidade de continuar a projetar a força da sua imagem de marca – a do ensino de qualidade e de excelência. Os seus responsáveis encaram a execução deste plano como fator fundamental para a satisfação das diversas necessidades comunicativas da escola, bem como para a orientação de uma comunicação interna e externa cada vez mais eficaz, procurando normalizar a execução das suas práticas comunicativas, envolvendo todo o pessoal docente e não docente, alunos, pais e encarregados de educação e restante comunidade, de forma a estreitar os laços entre todos os intervenientes, reforçar o bom clima de Escola e, simultaneamente, divulgar a nossa identidade.
Compete à comunidade educativa, à escola e aos professores unirem esforços para a melhoria da qualidade do serviço educativo, através de processos formativos internos ou externos com o objetivo de melhorar as práticas educativas e as aprendizagens dos alunos.
O Plano de Formação que se apresenta tem como objetivo principal preencher as necessidades de formação do pessoal docente e não docente da ESCT, definindo as linhas gerais para a formação da escola em função do seu Projeto Educativo e Plano de Ação Estratégica.
O desenvolvimento e implementação do Plano 23|24 Escola+ da ESCT procura concretizar um conjunto de medidas para a recuperação das aprendizagens dos alunos, da sua socialização e do seu bem-estar físico e mental. Neste sentido, manter-se-ão as boas práticas já implementadas no passado e serão objeto de ação novas propostas e novas práticas, garantindo o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas.
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