Avaliação Pedagógica

Critérios de avaliação

De acordo com a legislação em vigor (Portarias n.º 223-A, n.º 226-A e n.º 235-A/2018), as escolas têm como dever divulgar os critérios gerais de avaliação à comunidade escolar.
A avaliação incide sobre as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos, tendo por referência as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, constituindo estes documentos de orientação curricular de base.
A avaliação certifica não só os saberes adquiridos pelos alunos, mas também as capacidades e atitudes desenvolvidas no âmbito das múltiplas competências, teóricas e práticas, inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Os critérios de avaliação são os referenciais comuns na escola a ter em conta na avaliação dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes dos alunos

Critérios de Avaliação e Classificação Transversais | ESCT 2022-2023
Critérios de Avaliação e Classificação Específicos | ESCT 2022-2023

Cursos Científico-Humanísticos

Departamento curricular

Línguas

Rubricas

As rubricas constituem guias essenciais que auxiliam alunos e professores a identificar as características/qualidades que cada tarefa/trabalho deverá ter, para que os alunos possam aferir as suas aprendizagens e autorregular os seus progressos nas competências a desenvolver.

As rubricas de avaliação em vigor na ESCT explicitam a docentes, alunos e respetivos encarregados de educação: i) a tarefa que é objeto de avaliação; ii) os critérios a respeitar; iii) os respetivos descritores de desempenho; e iv) a escala que atribui uma menção a cada nível de desempenho.

Rubricas de Avaliação por Departamento/ Secção

Departamento curricular

Línguas